Doces Populares de Origem Francesa

A França é a origem de diversos campos da gastronomia, em especial, a confeitaria. Muitos dos doces encontrados nas padarias foram criados por franceses e tiveram adaptações brasileiras. Conheça abaixo alguns dos doces populares no Brasil que se originaram na França.

 

CAROLINA – PÂTE À CHOUX

Também conhecidos como profiteroles, esses deliciosos doces são chamados na França de patê à choux. A massa do profiteroles (ou choux) é a base de grande parte da confeitaria francesa. É conhecida por ser leve, neutra e oca, podendo ser então recheada por algum creme (geralmente creme de confeiteiro ou chocolate).

 

BOMBA – ÉCLAIR

Conhecida no Brasil por bomba de chocolate, a éclair leva a mesma massa choux mencionada anteriormente, mas em um formato comprido e amplamente recheada. É uma de sobremesas de maior sucesso na França e pode ser feita em diversos sabores.

 

TORTA DE LIMÃO – TARTE CITRON

A torta de limão talvez seja uma das sobremesas mais encontradas nas padarias e confeitarias brasileiras, mas sua origem é muito distante.  Conhecida como tarte citron na França, é uma das tortas mais consumidas pelos franceses junto com a torta de maçã (tarte tatin). A massa sucrée é feita com uma quantidade maior de açúcar, o que combina com a acidez do creme, que por sua vez pode levar hortelã ou até mesmo manjericão em receitas originais.

Que outra sobremesa de origem francesa você conhece? Conta pra gente nos comentários!

Quer aprender francês de uma forma rápida, divertida e dinâmica? Conheça o curso de francês da EFL Global!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *